-
Arquitetos: Cadaval & Solà-Morales; Cadaval & Solà-Morales
- Área: 90 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Imagen Subliminal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Colonia Roma, um bairro de valor histórico no setor central da Cidade do México. O Roma se desenvolveu no século XIX como uma das primeiras extensões da cidade central, configurada em uma malha ortogonal e ocupada por grandes casarões que, no seu auge, abrigaram as classes mais altas da capital. Com o surgimento da vida suburbana nos anos 50, o bairro foi perdendo habitantes até chegar no seu pior momento durante os anos que seguintes ao grande terremoto de 1985.
Devido ao fato de que Roma está localizado onde antigamente era o lago de Texcoco, seu subsolo é altamente lodoso e, portanto, as ondas sísmicas se amplificam, fazendo com que, durante o terremoto de 85, fosse um dos bairros mais afetados da cidade; caíram muitos edifícios e muitos dos que resistiram foram abandonados por causa dos danos estruturais ou, em muitos outros casos, por medo dos seus habitantes de que as edificações não resistissem a outro terremoto.
O bairro se deteriorou-se profundamente, com muita insegurança e diversos imóveis abandonados, até que, recentemente, ressurgiu com força como uma das áreas mais ativas da cidade, recebendo inúmeras galerias de arte, pequenos restaurantes, cafés e jovens ocupando novamente suas ruas e espaços públicos.
O projeto procura explorar novas configurações possíveis dentro da distribuição espacial que permite o lugar. A intervenção atua sobre os planos horizontais, dividindo o espaço em dois. Uma área de dormitórios com tetos baixos, de recolhimento e estadias curtas e uma área pública com pé-direito duplo. Duas habitações e um estúdio se relacionam com um espaço comum que contem a sala de jantar e a cozinha. Busca-se a simplificação da estrutura espacial do apartamento aumentando, desta forma, os espaços principais e sua relação com a cidade.